Projeto INCT-MACC: Apresentação do CENAPAD-UFC no GREat

porcenapad

Projeto INCT-MACC: Apresentação do CENAPAD-UFC no GREat

A equipe do CENAPAD-UFC realizará uma apresentação no GREat relativa às atividades de Pesquisa e Desenvolvimento realizadas dentro do contexto do projeto INCT-MACC.
Data: 21/08/2013
Horário: 14:00
Local: GREat-UFC (Campus do Pici, Bloco 942-A, Fortaleza) – http://www.great.ufc.br
Resumo: O Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (CENAPAD-UFC) tem como missão prestar serviços de Processamento de Alto Desempenho (PAD) sob demanda à UFC, bem como às outras universidades, institutos de pesquisa e outras instituições públicas e privadas. Por muitas vezes, os usuários do CENAPAD-UFC encontram dificuldades para interagir com os recursos computacionais via linha de comando, comprometendo a eficiência das simulações científicas. Para contornar este problema, foi desenvolvido no CENAPAD-UFC um portal web que fornece uma interface gráfica amigável que facilita a execução dos comandos dos mais variados tipos de aplicações para o cluster do CENAPAD-UFC. Com o objetivo de expandir seus recursos computacionais e oferecer ambientes heterogêneos para simulações científicas, o CENAPAD-UFC está implantando um ciberambiente computacional envolvendo a infraestrutura de PAD já existente com uma nova infraestrutura de nuvem implantada recentemente no CENAPAD-UFC. Além disso, pretende-se integrar os recursos do CENAPAD-UFC com a infraestrutura de nuvem já operante no Departamento de Computação da UFC. O portal web do CENAPAD-UFC também deverá ser modificado para atender as novas necessidades dos usuários, sendo prevista a criação de um sistema de decisão inteligente que indique a melhor infraestrutura computacional para executar uma determinada aplicação científica. O objetivo da apresentação é apresentar maiores detalhes desse projeto em andamento, seus principais desafios de pesquisa e implementação, assim como os resultados já alcançados. A apresentação será realizada pelos integrantes do CENAPAD-UFC Ronaldo Lima e Felipe Anderson.

cenapad administrator